RESULTADOS DE EXAMES MARQUE SUA CONSULTA
Horário de funcionamento de 08h às 18h; Sab 08 às 12h
Av. Marcos de Freitas Costa, 855 Daniel Fonseca, Uberlândia/MG
34 3257.9100 contato@holhosudi.com.br

Conheça os 5 problemas nos olhos mais comuns e saiba como tratá-los

Conheça os 5 problemas nos olhos mais comuns e saiba como tratá-los

Saber quais são os problemas nos olhos mais comuns não é uma tarefa tão difícil assim. Se você não tem um deles, provavelmente conhece alguém que tenha. Afinal, mais de 35 milhões de brasileiros, ou cerca de 20% da população, sofrem com algum tipo de problema na visão, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em alguns casos, os problemas podem surgir logo após o nascimento, mas na maioria das vezes eles acontecem devido a traumas, lesões, doenças crônicas ou simplesmente pelo envelhecimento natural do organismo. Não é à toa que os idosos são representam a faixa etária com mais complicações na visão.

Mas se você ainda não conhece os problemas nos olhos mais comuns ou quer saber como tratá-los, este texto é para você. Continue acompanhando a leitura!

Quais são os problemas nos olhos mais comuns?

Existem dezenas de doenças que podem afetar a visão de um ser humano. No entanto, algumas delas são bem raras e outras atingem grande parte da população. Confira quais são os problemas mais comuns.

Miopia

Se você ver uma pessoa usando óculos de grau, é bem provável que ela tenha miopia. Essa doença é um dos problemas de visão mais comuns no mundo todo e é caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe. A miopia ocorre quando o globo ocular é alongado, fazendo com que a luz se foque antes de chegar à retina. O correto é que a luz seja focalizada sobre a retina, para que, seja transformada em impulsos elétricos e interpretada como imagens pelo

Sistema nervoso central . Geralmente, quem possui miopia tem a visão borrada e dificuldade para enxergar formas bem definidas quando os objetos estão a uma certa distância. Pacientes com miopia tendem a trazer os objetos para bem perto dos olhos para enxergar melhor . Os pais devem observar os filhos para perceber este comportamento .

Tratamento para a Miopia

A miopia pode ser facilmente corrigida com o uso de óculos de grau com lentes negativas ou lentes de contato específicas para miopia. Para quem não quer fazer uso desses métodos corretivos, é possível realizar uma cirurgia a laser para reduzir ou até mesmo eliminar o problema por completo. Lembrando que a cirurgia só pode ser realizada após os 21 anos, quando há estabilidade no grau de miopia. O paciente também deve reunir condições técnicas como espessura e curvatura da córnea apropriados . Esta avaliação é realizada nos exames pré-operatórios solicitados pelo médico oftalmologista .

Hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia, consiste na dificuldade visual preponderantemente para perto . Essa doença também é um dos problemas nos olhos mais comuns e, geralmente, aparece desde o nascimento. Por isso, é muito importante ficar atento desde cedo se seu filho se queixa de dificuldades para enxergar, principalmente na escola. O globo ocular de quem sofre de hipermetropia é menor do que o normal, fazendo com que a imagem seja projetada após a retina.

Tratamento para Hipermetropia

O tratamento para hipermetropia se dá por meio do uso de óculos de grau com lentes positivas ou lentes de contato específicas para hipermetropia. E assim como a miopia, esse problema também pode ser corrigido permanentemente com uma cirurgia a laser. A regra é a mesma: a cirurgia só pode ser realizada após os 21 anos. Assim, em crianças o mais recomendado é corrigir o problema com óculos de grau.

Astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que atinge pessoas de todas as idades. A principal característica do astigmatismo é o fato da córnea apresentar planos de curvatura diferentes . Isto gera um foco distorcido e mal formado .O paciente que sofre com esse problema apresenta uma visão embaçada e dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe.

Tratamento para Astigmatismo

Esse tipo de problema deve ser tratado com o uso de óculos de grau com lentes cilíndricas. Também já existem lentes de contato próprias para astigmatismo. Como opção, ainda existe a possibilidade de realização de uma cirurgia refrativa para corrigir o problema.

Presbiopia

A presbiopia é um dos problemas nos olhos mais comuns após os 40 anos. Também conhecida como visão cansada, é causada pelo envelhecimento natural do olho. Mais precisamente, pela perda progressiva da elasticidade do cristalino, o que acaba dificultando em focar imagens e objetos próximos com clareza. As principais dificuldades de quem sofre com presbiopia pode ser percebida pela leitura. O paciente, que antes podia ler com facilidade, agora precisa afastar um pouco mais o objeto para conseguir ler melhor.

Tratamento para Presbiopia

Como acabamos de citar, o principal sintoma da presbiopia é a dificuldade de leitura. Para corrigir o problema, o mais recomendado é utilizar óculos, popularmente conhecidos como óculos de leitura, que são feitos especialmente para que o paciente consiga focar com facilidade o texto ou imagem de um livro ou outro material de leitura. Para pacientes que possuem combinação problemas e necessitam correção para longe e perto , temos os óculos multifocais.

Hoje , pacientes presbitas, também podem usar lentes de contato multifocais . Caso os mesmos tenham mais de 55 anos e possuem sinais clínicos de catarata , podem fazer implantes intra-oculares multifocais e usufruem da cirurgia para ficar livre dos óculos corretivos.

Estrabismo

O estrabismo caracteriza-se por uma disfunção que altere a motricidade ocular e altere o alinhamento e a motilidade dos olhos. Popularmente o estrabismo é conhecido com olho torto. Esta condição pode ser congênita ou adquirida.

Na infância , exige atenção especial , pois o olho torto pode não desenvolver-se adequadamente e provocar a chamada ambliopia ou olho preguiçoso.

Esta condição trará visão ruim para o olho afetado para o resto da vida. O tratamento deve ser feito precocemente pelo especialista . Quando o estrabismo é adquirido, normalmente, provoca sintoma de visão dupla . Nesta situação , normalmente, está associado a traumas, doenças metabólicas como diabetes e outras condições de ordem neurológica .

Tratamento para Estrabismo

O tratamento consiste no uso de óculos ou lentes de correção próprias para o problema. Em casos mais graves ou por questões estéticas, recomenda-se a realização de cirurgia para obter o alinhamento dos olhos e da movimentação ocular.

Como realizar prevenção das doenças oculares ?

Apesar de alguns problemas nos olhos surgirem com o nascimento, muitos deles podem ser evitados com algumas medidas preventivas. Confira as principais!

    • Não fume
    • Pratique atividade física com frequência
    • Mantenha uma alimentação saudável
    • Use óculos de sol com proteção contra raios ultra-violetas .
    • Evite usar aparelhos eletrônicos no escuro
    • Dê uma pausa de dez minutos a cada duas horas quando estiver usando computador
    • Nunca use óculos de grau falsificados
    • Marque uma consulta com um oftalmologista pelo menos uma vez por ano

Agora que você conhece os problemas nos olhos mais comuns, se identificou com algum deles? Está em dúvida se você possui algum problema na visão? Em todo caso, o mais recomendado é se consultar com um oftalmologista. Somente ele poderá realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para seu caso.

Nos colocamos à disposição, caso queira entrar em contato. Se você curtiu  o artigo, compartilhe com amigos e familiares e deixe um comentário.

Todos os direitos reservados a Holhos. Desenvolvido por Boca a Boca.