RESULTADOS DE EXAMES MARQUE SUA CONSULTA
Horário de funcionamento de 08h às 18h; Sab 08 às 12h
Av. Marcos de Freitas Costa, 855 Daniel Fonseca, Uberlândia/MG
34 3257.9100 contato@holhosudi.com.br

Vista cansada: conheça sintomas, tratamentos e saiba se prevenir

Vista cansada: conheça sintomas, tratamentos e saiba se prevenir

Se você tem dificuldade para ler jornal, ver a validade de um produto no supermercado ou fazer qualquer outra atividade que necessite enxergar de perto, é bem provável que você sofra de presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), cerca de 40 milhões de brasileiros possuem presbiopia, em maior ou menor grau. Para entender melhor esse problema tão comum, elaboramos este artigo com as principais sintomas, tratamentos e dicas de prevenção. Confira!

O que é vista cansada?

A vista cansada pode ser definida como a perda gradual da capacidade de enxergar de perto. O problema é uma condição natural do corpo humano e está ligada ao envelhecimento, já que costuma aparecer por volta dos 40 anos de idade e estabilizar-se aos 65.

O cristalino, que é a lente natural do olho, começa a perder sua elasticidade, influenciada pelo envelhecimento dos músculos ciliares, responsável pelo movimento do cristalino. Isso afeta nossa capacidade de focalização das imagens, que passam a se formar atrás da retina, e não na retina, como seria o normal. O resultado é a dificuldade crescente em enxergar o que está perto de nossos olhos.

Quais são os sintomas?

O sintoma mais nítido da vista cansada é a dificuldade para enxergar de perto. O preocupante é que muitos pacientes não dão a devida atenção ao problema e só procuram ajuda médica quando a manifestação do sintoma chega ao limite.

Em alguns casos, os pacientes sequer percebem que estão tendo dificuldade para enxergar de perto. Muitos afastam os objetos para enxergá-los melhor sem se dar conta disso, já que esse hábito passa a fazer parte do dia a dia de quem sofre com vista cansada.

Por isso, é importante ficar atento a outros sintomas da doença. Os mais comuns são:

    • Dor de cabeça
    • Fadiga ocular
    • Sensação de pálpebras pesadas
    • Ardor nos olhos ao tentar ler
    • Vermelhidão e lacrimejamento

Os sintomas da vista cansada costumam ser menos aparentes em locais com forte iluminação solar. Para saber se você sofre com o problema, tente ler em locais fechados ou iluminados artificialmente e preste atenção se você nota algum dos sintomas citados acima.

Qual é o tratamento para vista cansada?

Os avanços na área da medicina já permitem tratar a doença com grande capacidade para corrigir o problema e devolver uma visão de qualidade para o paciente. Confira quais são os tratamentos mais comuns!

Óculos de grau e lentes de contato

A principal forma de corrigir a vista cansada é passar a usar óculos de grau ou lentes de contato multifocais. As lentes, sejam utilizadas no óculos ou inseridas diretamente no olho, cumprem a função do cristalino, fazendo com que haja maior capacidade de focalização para que as imagens sejam projetadas corretamente na retina.

Geralmente, o paciente pode escolher se prefere usar óculos de grau ou lentes de contato. Esta última, apesar de ser considerada esteticamente melhor, exige cuidados muito maiores de manutenção. Se optar por usá-las, converse com o médico sobre todos os cuidados necessários e não se esqueça de segui-los à risca.

Cirurgias

Os procedimentos cirúrgicos podem ser indicados para pacientes que apresentam um grau acentuado de presbiopia ou que não desejam usar óculos de grau ou lentes de contato. As duas cirurgias mais comuns são a refrativa e a radiofrequência.

Cirurgia refrativa: utiliza o laser LASIK, mesmo método utilizado para corrigir problemas como miopia e hipermetropia. O laser é introduzido na córnea para deixá-la no tamanho correto e compensar a falta de flexibilidade do cristalino. Mas como a alteração ocorre na córnea, e não no cristalino, o procedimento pode perder sua eficácia a longo prazo.
Radiofrequência: realiza o encurvamento da córnea por meio de uma pequena sonda ligada ao aparelho de radiofrequência. O procedimento corrige temporariamente o problema na visão e deve ser refeito a cada 3 ou 5 anos.

Como retardar a presbiopia?

Como a vista cansada está ligada ao envelhecimento natural, o problema não pode ser evitado ou prevenido. No entanto, alguns cuidados podem fazer com que sua visão fique saudável por mais tempo. Saiba o que você pode fazer para retardar a vista cansada:

    • Procure ler em ambientes com boa iluminação
    • Evite ler livros, jornais e revistas com letras muito pequenas
    • Evite ficar muito tempo em frente ao computador
    • Se você trabalha diretamente com um computador, faça pausas de 10 minutos a cada 2 horas e pisque forçadamente várias vezes.

Qual a diferença entre vista cansada e hipermetropia?

Assim como a vista cansada, a hipermetropia também caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de perto. A diferença entre as duas doenças é que, no primeiro caso, o problema é causado por um distúrbio natural que acontece devido ao envelhecimento.

A hipermetropia, por sua vez, ocorre quando a córnea é mais reta que o usual e é diagnosticada na infância ou adolescência, tendo causas hereditárias.

Procurando ajuda médica

Ao menor sinal do problema, é fundamental buscar ajuda de um oftalmologista. Quanto mais cedo o problema for identificado, mais fácil de ser tratado. Além disso, é importante se consultar regularmente com um oftalmo e realizar exames com frequência para saber como anda a sua visão. Não deixe para buscar ajuda somente quando um problema grave acontecer. Lembre-se que sua saúde é seu bem mais precioso!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Será um prazer lhe ajudar!

Todos os direitos reservados a Holhos. Desenvolvido por Boca a Boca.