fbpx

Eu sou a Dra. Natália Volpe, médica oftalmologista, especialista em glaucoma clínico e cirúrgico.
Faço parte do corpo clínico do H Olhos Uberlândia, instituição que está mobilizada para informar, conscientizar e promover tratamentos para as diversas doenças oculares.

O dia 26 de maio marca uma data importante para a conscientização e o combate ao glaucoma. Este dia foi estabelecido com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o glaucoma, destacar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, além de incentivar ações para reduzir a incidência dessa doença ocular grave. A iniciativa foi impulsionada pela necessidade de chamar a atenção para a doença e seus impactos na saúde visual.

Ações do H Olhos Uberlândia

O Dia Nacional do Combate ao Glaucoma é uma oportunidade para unir esforços, compartilhar informações e conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde ocular.
O H Olhos Uberlândia destacou uma equipe para realização de exames de Tonometria (aferimento da pressão intraocular) e de fundo de olho em clínicas médicas de outras especialidades, com destaque para geriatria e endocrinologia, visto a maior possibilidade de pacientes se encaixarem no grupo de risco. Estes exames são oferecidos de forma gratuita para os pacientes presentes nas clínicas parceiras.

Através da conscientização e da disseminação de informações sobre os fatores de risco, sintomas e formas de prevenção, é possível incentivar as pessoas a realizarem exames oftalmológicos regulares e buscar ajuda médica caso necessário.

Você sabia?

Muitas pessoas podem estar vivendo com a doença sem ter consciência disso. Por este motivo afirmamos que a prevenção é um aspecto fundamental no combate ao glaucoma.
Especialmente após os 40 anos de idade (ou mais cedo, se houver fatores de risco), a realização de exames de rotina é essencial para detectar a doença precocemente.

Outro ponto relevante é o tratamento adequado do glaucoma. Embora não haja cura, é possível retardar a progressão da doença e preservar a visão com os cuidados e procedimentos indicados para cada caso.

Para refletir:

• A principal forma de prevenção contra formas graves do glaucoma é a consulta ao oftalmologista com regularidade. O indicado para todas as pessoas é no mínimo uma visita anual (podendo ser mais vezes de acordo com recomendação médica).
• Informar-se sobre a doença é muito importante para você e também para todos os seus familiares e amigos, assim você se cuida e também incentiva os cuidados oculares para as pessoas do seu circulo.
• O objetivo é sempre preservar a visão e promover qualidade de vida para todos. Por isso, cuidem muito bem da visão e se qualquer problema for detectado, que seja bem cedo para que os tratamentos sejam eficientes.

Saiba um pouco mais sobre a doença

O glaucoma é uma condição ocular crônica que afeta o nervo óptico e pode levar à perda irreversível da visão se não for tratado adequadamente. É considerado uma das principais causas de cegueira no mundo.

A pressão intraocular elevada é considerada um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença. No entanto, existem diferentes tipos de glaucoma, mas nem todos estão relacionados à pressão ocular elevada.

Alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença incluem:

• histórico familiar positivo;
• idade avançada;
• afrodescendentes;
• miopia elevada;
• histórico de lesões oculares;
• certas condições médicas, como hipertensão arterial.

Embora a perda de visão causada pelo glaucoma não possa ser recuperada, é possível retardar a progressão da doença com tratamento adequado. O objetivo principal do tratamento é reduzir a pressão intraocular para um nível seguro ao paciente, a fim de preservar o nervo óptico. O tratamento pode incluir o uso de colírios para diminuir a pressão ocular, procedimentos a laser ou cirurgia, dependendo da gravidade e do tipo do glaucoma.

É essencial que os pacientes diagnosticados com glaucoma sigam rigorosamente o plano de tratamento prescrito pelo oftalmologista e realizem exames regulares para monitorar a progressão da doença.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o glaucoma, vamos olhar para o futuro?
O primeiro passo é realizar uma visita de rotina ao médico oftalmologista. Lá, diversos aspectos dos seus olhos serão examinados e se houver qualquer problema, ele poderá ser identificado.

Para agendar uma consulta comigo é só clicar nos links.
Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100