fbpx

Para quem cuida da saúde das pessoas, vê-las bem, recuperadas e retomando uma boa qualidade de vida é a maior recompensa ao profissional. Mas o reconhecimento público e vindo de uma pessoa com conhecimento de causa e que passou pela experiência da recuperação de uma condição ocular grave como é a Retinopatia Diabética, é uma grande honra.

O Dr. Magno Ferreira e a Dra. Raquel Eustáquio foram condecorados com a Comenda Augusto César, que é considerada a maior honraria dada pelo município de Uberlândia. A solenidade faz parte das comemorações do aniversário da cidade que, em 31 de agosto de 2023, completou 135 anos de fundação.

A indicação para homenagear o Dr. Magno Ferreira e a Dra. Raquel Eustáquio partiu da Vereadora Amanda Gondim, que além de ser um representante engajada com direitos humanos, também foi paciente dos doutores e divulgou um importante testemunho sobre sua condição ocular e a experiência do tratamento.

Testemunho da Vereadora Amanda Gondim sobre o seu tratamento de Retinopatia Diabética com o Dr. Magno Ferreira e a Dra. Raquel Eustáquio

“Dizem que os olhos são as janelas da alma e hoje pude homenagear pessoas que cuidam da saúde dos olhos de diversas pessoas de nossa cidade e região, contribuindo na história da nossa cidade, na minha e na de tantas pessoas que já ensinaram e de quem já trataram e fizeram a diferença. Dr Magno e Dra Raquel me acolheram há alguns anos quando descobri que tinha retinopatia diabética proliferativa, uma doença crônica e degenerativa que promove a perda da visão gradativamente, o que comumente é chamado de “cegueira diabética”.

Dra Raquel foi uma das grandes pessoas que passaram pela minha vida e me ajudaram a mudar os rumos da minha história pra que eu pudesse descobrir meu propósito nessa vida. Sempre tirava seu tempo comigo pra entender a minha história, as minhas dificuldades e em me ajudar a cuidar melhor da diabetes tipo 1 que me acompanha desde os 9 anos e que já custou muito da minha saúde. Com ela eu tive uma reviravolta decisiva nos rumos da minha saúde e tratamento.

Quantas vezes eu não cheguei em uma consulta com a Raquel e ela me dizia pra não desistir que as coisas ainda não estavam perdidas. E eu nunca vou me esquecer de quem acreditou em mim quando as chances eram remotas e as estatísticas diziam o contrário. Obrigada por cuidarem tão bem de mim! Vocês são parte da minha trajetória e de tantas outras pessoas. Toda vez na salinha pré operação ou tratamento sempre tinham pessoas da nossa cidade e região contando suas histórias e com a esperança de saírem dali melhor do que quando entraram.

Uma honra poder conceder a maior honraria da cidade, a comenda Augusto César pra uma clínica onde sempre fui bem tratada e aos médicos que sempre cuidaram e cuidam tão bem de tantas pessoas, dedicam suas vidas em prol da saúde dos olhos das pessoas e trazem esperança pra tanta gente.”

–Texto extraído integralmente da postagem da Vereadora Amanda Gondim em seu perfil do instagram, @amandagondimudi.

Retinopatia Diabética, o que é?

O diabetes é uma doença que pode afetar os vasos sanguíneos da retina e, com isso, desencadear o acúmulo de um material anormal nesses vasos, dificultando a passagem do sangue e deformando esses mesmos vasos (microaneurismas).

A retinopatia diabética ocorre quando esses microaneurismas se rompem ou extravasam e liberam gordura na retina, causando a perda parcial ou total da visão, podendo ser exsudativa ou proliferativa.

O Dr. Magno Ferreira afirma que: “o acompanhamento oftalmológico é fundamental para qualquer pessoa com diagnóstico de diabetes, independente do tipo”. Portanto, as consultas de rotina ao médico oftalmologista são essenciais para prevenir, identificar e tratar qualquer condição ocular de forma precoce, onde há maior possibilidade de êxito no tratamento.

Fique de Olho: conforme a doença avança, alguns sintomas podem surgir, dentre eles podemos destacar os seguintes:

  • Pontos ou manchas pretas na visão incomodando o paciente;
  • Visão embaçada;
  • Alteração ao exame de refração (“grau de óculos”)
  • Visão que altera periodicamente, indo de borrada para clara e de clara para borrada;
  • Visão noturna prejudicada, devido às manchas escuras que flutuam na visão;
  • Perda progressiva da visão periférica.

Nós da Equipe H Olhos Uberlândia nos sentimos todos honrados pelo reconhecimento público com a Comenda Augusto César. Toda a nossa gratidão à Vereadora Amanda Gondim pela indicação e também pelo seu importante testemunho, sentimos que sua experiência irá conscientizar ainda mais pessoas sobre os cuidados com a saúde ocular.

E você, já realizou a sua consulta de rotina em 2023?

Agende sua consulta do H Olhos Uberlândia

Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100