fbpx

Com o avanço da idade, é comum experimentarmos um aumento nas dores e problemas de saúde, por isso é importante dedicar mais atenção aos cuidados preventivos em todas especialidades médicas, a saúde ocular não é exceção. A menopausa, uma condição exclusiva da fisiologia feminina, é um período que traz consigo diversos sintomas, como alterações de humor, ondas de calor e distúrbios do sono. No entanto, você sabia que essa fase também pode levar a problemas oculares, incluindo a síndrome do olho seco?

Mas afinal, o que é a síndrome do olho seco?

Trata-se de uma condição caracterizada por uma produção insuficiente ou qualidade inadequada das lágrimas, o que resulta em ressecamento da córnea e da superfície ocular. Alguns dos principais sintomas incluem visão embaçada, coceira, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento excessivo.
O Dr. Christian Bertarini Marques escreveu um artigo bem completo sobre o Julho Turquesa, Mês da Conscientização do Olho Seco. Vale a pena a leitura, clique aqui para ir ao artigo.

Durante a menopausa, ocorre uma diminuição na produção lacrimal, o que pode resultar em olhos secos e irritados. O uso de colírios específicos prescritos por um médico oftalmologista pode ajudar a lubrificar os olhos. Vale ressaltar que o lacrimejamento excessivo também pode ser um sinal da síndrome do olho seco, pois os olhos tentam compensar a falta de umidade. Nesse caso, é importante usar óculos de sol e evitar exposição ao vento, além de seguir as orientações do oftalmologista quanto ao uso de colírios.

O que acontece durante a menopausa?

É fundamental entender o que acontece durante a menopausa. Os primeiros sinais geralmente surgem em mulheres por volta dos 45/50 anos, sendo o climatério um dos principais sintomas, caracterizado por ondas de calor e suores noturnos. Esses sintomas ocorrem devido à diminuição na produção do hormônio estrogênio, que está relacionado ao desenvolvimento de características femininas e ao controle da ovulação.

Outras condições oculares

Além da síndrome do olho seco, outros problemas oculares podem surgir pelo fator idade e coincidir com o período de menopausa. Lembrando que todas as pessoas, sejam do sexo feminino ou masculino estão sujeitas a desenvolver catarata, presbiopia, entre outras condições. Por isso é fundamental a realização de consultas oftalmológicas regulares, ao menos uma vez ao ano, independente da idade, sendo que principalmente a partir dos 40 anos, a visita ao oftalmologista deve fazer parte da sua rotina anual de cuidados com a saúde.

Sintomas como visão embaçada, sensibilidade à luz e dificuldade em enxergar são um alerta!

Não tenha dúvidas, marque uma consulta com seu oftalmologista e tenha um diagnóstico sobre o que está acontecendo. A maioria das condições oculares tem melhores resultados em tratamentos se identificadas precocemente.

Atenção ao Olho Seco

Se você sentir qualquer sintoma, como coceira, visão turva, lacrimejamento ou qualquer desconforto ocular, evite a automedicação e nunca utilize colírios sem prescrição médica. A atitude correta é procurar assistência médica o mais rápido possível para que um oftalmologista possa realizar exames, identificar a condição e indicar o tratamento mais adequado.

Para agendar uma consulta no H Olhos Uberlândia, basta clicar nos links:

Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100