fbpx

O Abril Marrom é um movimento de conscientização que acontece durante todo o mês de abril com foco no combate à cegueira. Nós do H Olhos de Uberlândia e também muitas outras instituições de saúde, estamos empenhados em trazer informações sobre prevenção e reabilitação aos diversos tipos de cegueira.

Objetivo principal da iniciativa

Informar a sociedade sobre as doenças oculares que podem ser diagnosticadas precocemente, incentivando exames de rotina e a busca por atendimento para preservação da visão.

O que os dados apontam?

Dados do IBGE indicam que mais de seis milhões de pessoas no Brasil têm deficiência visual. Além disso, o relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que 80% das causas de deficiência visual poderiam ser evitadas. Isso significa que muitas pessoas estão perdendo a visão desnecessariamente, o que pode afetar diretamente a qualidade de vida e independência.

Quais as causas de cegueira mais recorrentes?

Entre as doenças oculares que exigem atenção, estão o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética.
O glaucoma é especialmente perigoso, pois pode causar cegueira irreversível se não for tratado. E, infelizmente, pode afetar até mesmo as crianças.
Dados da Agência Internacional de prevenção à Cegueira, em 2011, estimavam que pelo menos 33 mil crianças tinham deficiência visual devido a doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.

Por que a cor marrom?

Levando em consideração que a maioria da população brasileira possui olhos castanhos, a cor marrom foi a escolhida para representar o movimento.

É importante que as pessoas entendam que, ao realizar exames de rotina, elas estão se prevenindo de possíveis complicações, pois é fato que a maioria das doenças oculares tem possibilidade de tratamentos bem-sucedidos quando identificadas precocemente.
Por isso sensibilize-se, cuide dos seus olhos e também incentive as pessoas próximas a você a adotarem comportamentos saudáveis e visitas rotineiras ao médico oftalmologista.

As medidas preventivas são simples:

  • Exames oftalmológicos regulares. No mínimo uma vez ao ano;
  • Ter cuidado com os olhos e buscar ajuda médica sempre que houver emergências ou incômodos na visão;
  • Adotar hábitos de vida saudáveis, o que pode preservar a sua saúde em todos os sentidos.
Ter uma vida plena e poder enxergar as belezas do mundo com todas as suas cores e formas é um bom incentivo para ter cuidado com os olhos. Não é mesmo?

Dica de leitura: em outro post no Blog falamos sobre a frequência em que se deve consultar um médico oftalmologista. Clique aqui para ler.

Agendar uma consulta no H Olhos

Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100