Este artigo fala um pouco de como foi o mês passado e a importância de maio para a nossa especialidade médica, a oftalmologia.
Em 2023, maio foi especial pois, continuamos embalados pelo Abril Marrom e seguimos compartilhando conteúdo e realizando ações para divulgar e ampliar os conhecimentos sobre os cuidados com a saúde ocular.
Os principais dias do mês:
- 07 de maio – Dia do Oftalmologista
- 26 de maio – Dia Nacional do Combate ao Glaucoma –
- Dica de leitura: nesse dia, entrou um artigo escrito pela Dra. Natália Volpe, médica oftalmologista e especialista em glaucoma clínico e cirúrgico: “Olhos para o Futuro: Junte-se à Causa no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma“.
Para celebrar as datas e também oferecer mais conhecimento e saúde, o H Olhos Uberlândia promoveu uma ação muito importante com foco na prevenção ao glaucoma, mas que também pode identificar outras patologias oculares.
Destacamos uma equipe para realização de exames de Tonometria (aferimento da pressão intraocular) e de fundo de olho em clínicas médicas de outras especialidades, com destaque para geriatria e endocrinologia, visto a maior possibilidade de pacientes se encaixarem no grupo de risco. Estes exames foram oferecidos de forma gratuita para os pacientes presentes nas clínicas parceiras.
A novidade como podem ver nas fotos, é justamente a utilização de um retinógrafo portátil de última geração, o Eyer da Phelcom. Este equipamento é prático pelo tamanho reduzido e muito eficiente, pois gera imagens de alta resolução e qualidade que, associadas ao software com inteligência artificial que é disponibilizado pela Phelcom, o EyerMaps, torna o atendimento mais ágil e com alto nível de precisão, seja na triagem, encaminhamento e apoio ao processo de diagnóstico que deve ser laudado por um médico oftalmologista especialista.
“Os pacientes se interessaram muito pelo exame, gostaram da iniciativa e os momentos foram agradáveis. Inclusive as equipes dos consultórios quiseram participar e também pacientes de outros médicos que estavam presentes nas clínicas. Sentimos que fizemos muito bem a todos.”
Larissa Ramos, Equipe H Olhos.
“As pessoas foram receptivas e atenciosas conosco. Além do interesse pelo exame, se informaram sobre saúde ocular e se mostraram dispostas e compreensivas com os prazos dos procedimentos de exames, que podem exigir um tempo de descanso para a pupila retrair.”
Cleonte Santino (Cléo), Técnico da Equipe H Olhos.
Resultados
Examinamos mais de 40 pessoas que voluntariamente decidiram participar e constatamos que muitas delas estão com olhos saudáveis, porém em 15 foram identificados possíveis problemas oculares que devem ser investigados.
Como o índice de possíveis problemas foi alto, o interesse pela continuidade da ação foi grande por parte das próprias clínicas parceiras, com isso já estamos nos organizando para realizar mais ações, mesmo que o mês de maio já tenha acabado, afinal, cuidar da saúde é missão para o ano todo.
Você conhece os exames?
Tonometria:
É um exame não invasivo e indolor para avaliação da pressão intraocular. É também conhecido como Tonometria Ocular ou Tonometria de Aplanação e desempenha um papel crucial no diagnóstico do glaucoma, uma das principais causas de perda de visão permanente. A Tonometria é responsável por mensurar a pressão dentro dos olhos (PIO), que frequentemente se encontra elevada nos casos de glaucoma.
Equipamento utilizado: tonômetro de sopro ou pnemotonometro.
Exame do Fundo do Olho:
Chamado de Fundoscopia ou Oftalmoscopia, Quando inclui a análise da periferia da retina, é chamado de mapeamento da retina.
Em geral, esse exame tem a finalidade de diagnosticar e monitorar doenças do nervo óptico e da retina, que estão localizadas na parte posterior do globo ocular.
Trata-se de um exame indolor, não invasivo e que também pode fornecer informações sobre a saúde geral do paciente.
E você, já fez ao menos uma visita ao oftalmologista esse ano? Agende sua consulta do H Olhos Uberlândia.
Pode ser via Whatsapp: 34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100