A visão humana é constituída por vários elementos que atuam em conjunto para que possamos enxergar com perfeição. Um dos principais deles é a retina, uma membrana localizada na parte posterior do olho, responsável por transformar estímulos luminosos em estímulos nervosos para que o cérebro possa interpretar as imagens.
Devido a seu importante papel, é preciso estar sempre atento à saúde da retina, já que alterações em sua estrutura podem comprometer a visão do paciente. Para isso, a angiofluoresceinografia é um exame que pode ser bastante eficaz para identificar doenças relacionadas à retina e ao fundo olho, além de auxiliar o médico a orientar o tratamento mais adequado para cada caso.
O que é angiofluoresceinografia?
A angiofluoresceinografia é um exame realizado para analisar as condições dos vasos sanguíneos da retina e da coroide. Também chamada de retinografia fluoresceínica, o procedimento é muito utilizado para detectar lesões, problemas e doenças oculares que atingem o fundo dos olhos. Dentre eles, podemos destacar:
- Degeneração Macular
- Retinopatia Diabética
- Distrofias Retinianas
- Retinopatia Serosa Central
- Uveites/Coroidites
- Traumas
- Oclusões Venosas e Arteriais
- Baixa da Acuidade Visual
A angiofluoresceinografia é indicada quando o oftalmologista suspeita de alterações na parte posterior do globo ocular, sendo fundamental para um diagnóstico preciso e orientação terapêutica.
Como o exame é realizado?
Para a realização do exame, é necessário aplicar colírios específicos para dilatar a pupila e injetar fluoresceína sódica, uma espécie de contraste especial, na veia do paciente. Após alguns segundos, o contraste é conduzido do sistema venoso à circulação arterial, atingindo o globo ocular.
Com o auxílio de uma câmera especial, o médico tira uma série de fotografias da retina que permitem observar detalhadamente os vasos sanguíneos da retina e da coroide, através da avaliação do epitélio pigmentar, da circulação retiniana e de sua integridade funcional. O procedimento é indolor e dura cerca de 15 a 20 minutos.
Quais são as orientações para realizar o exame?
A angiofluoresceinografia é um procedimento simples, dispensando grandes cuidados prévios à realização do exame. As recomendações se resumem à seguir o tempo de jejum estabelecido pelo médico, interromper o uso de lentes de contato caso o paciente faça uso e trazer um acompanhante, já que a dilatação da pupila pode comprometer temporariamente a visão do paciente.
Existem riscos?
O exame é bastante seguro e apresenta riscos mínimos. Em alguns casos, o paciente pode ter coceiras, náuseas e tontura durante a realização da angiofluoresceinografia. Após o exame, a pele pode ficar amarelada por algumas horas e a urina pode apresentar coloração verde-amarela por até 48 horas. Em casos muito raros, o paciente pode apresentar reação alérgica ao contraste.
O procedimento é contraindicado para pacientes gestantes ou que apresentem insuficiência renal, asma ou doença cardiovascular.
A importância da consulta médica
Para garantir a saúde de sua visão, é importante buscar ajuda médica assim que notar alguma alteração. O mais recomendado, no entanto, é realizar exames periódicos para avaliar sua saúde ocular e acompanhar de perto possíveis complicações. Além disso, realizar exames frequentemente permite identificar problemas e doenças oculares quando ainda estão no início, aumentando as chances de um tratamento eficaz.
Para isso, é preciso contar com ajuda médica profissional e jamais se automedicar. Somente um profissional capacitado é capaz de oferecer diagnósticos corretos e orientar para a realização do melhor tratamento.
A angiofluoresceinografia no Holhos
O Hospital de Olhos de Uberlândia conta com um corpo clínico especializado e preparado para a realização do exame, utilizando equipamentos modernos para garantir diagnósticos precisos. Agende já seu exame de angiofluoresceinografia conosco!