fbpx

Por diversos fatores os olhos podem ficar mais ressacados, períodos de seca, ambientes com ar-condicionado, ambientes empoeirados e também algumas doenças oculares podem causar o desconforto. E há uma tendência de, por conta própria, se buscar alívio nos colírios, vendidos livremente em farmácias. Razão que já levou a Sociedade Brasileira de Glaucoma a cobrar uma posição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar o controle da comercialização desse tipo de produto oftalmológico.

Não é de hoje que esse tipo de comércio tem sido alvo de críticas de entidades médicas. Isso porque os colírios comercializados livremente nem sempre estão isentos de provocar um dano mais sério à visão. Os colírios vendidos sem receituário podem parecer inofensivos, mas medicamentos que contêm corticoide em sua composição, por exemplo, quando utilizados com frequência e sem prescrição médica, podem levar à cegueira.

Corticoide eleva casos de glaucoma

Ao ser usado indiscriminadamente, o corticoide danifica a estrutura do olho. Um desses problemas é o aumento da pressão intraocular provocado pelo glaucoma, que causa lesões no nervo ótico e, como consequência, leva ao comprometimento da função visual. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) revela que 80% dos portadores do glaucoma só buscarão um oftalmologista após perceber alguma mudança de campo visual (vista borrada, perda de visão, olhos vermelhos e desconforto).

O estudo revelou que as principais limitações para quem tem a doença são: diminuição da capacidade de leitura, dificuldade em se adaptar a ambientes claro/escuros e caminhar. É importante que a população brasileira saiba sobre os cuidados com a visão a partir dos 40 anos de idade, fase em que os primeiros sinais da doença podem surgir. Por isso, a consulta anual ao oftalmologista é tão fundamental. Porém, qualquer pessoa em idade adulta pode desenvolver a doença e deve procurar um oftalmologista de confiança se nunca foi examinada.

E pelo fato de o uso contínuo de corticoides estar relacionado ao aumento nos casos de glaucoma, é importante saber que esta é uma doença de evolução silenciosa. O antecedente familiar de 1° grau (pai, mãe ou irmãos) aumenta em dez vezes a chance do indivíduo desenvolver glaucoma.

Previna-se, a melhor opção é estar em dia com suas consultas oftalmológicas e seguir a recomendação do seu médico

– A utilização indiscriminada de medicamentos e colírios pode colocar em risco a saúde dos olhos;
– Os colírios vendidos sem receituário podem parecer inofensivos, mas medicamentos que contêm corticoide em sua composição, quando utilizados com frequência e sem prescrição médica, podem levar à cegueira;
– Ao ser usado indiscriminadamente, o corticoide danifica a estrutura do olho. Um desses problemas é o aumento da pressão intraocular provocado pelo glaucoma, que causa lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento da função visual;
– A ausência de sintomas do glaucoma agrava ainda mais a situação. A doença age silenciosamente, elevando a pressão do olho aos poucos, sem que o paciente sinta nada. Até que o glaucoma seja descoberto, a enfermidade costuma estar em um estágio irreversível.

O H Olhos é um hospital de olhos completo e estamos sempre de prontidão para atender a todos os casos relacionados a saúde ocular. Conte conosco.