fbpx

Devido a sua seriedade, esta é uma pauta recorrente em nossos artigos, pois segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, que pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações em diferentes partes do corpo, inclusive os olhos.

Como os olhos são afetados pelo diabetes?

O diabetes pode desencadear diversas doenças oculares, também chamadas de doenças oculares diabéticas. São elas: glaucoma, catarata, retinopatia diabética, edema macular diabético (EMD) e até cegueira.

Se você é diabético, atenção! O edema macular é a principal causa de cegueira em pessoas economicamente ativas, mais do que a catarata e o glaucoma. Depois de 20 anos com diabetes cerca de 90% dos pacientes com o Tipo 1 e 60% como tipo II desenvolvem retinopatia diabética.

Doenças oculares diabéticas:

Glaucoma

Pessoas com diabetes têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma (segundo o Ministério da Saúde), que é a pressão elevada nos olhos. O tempo de doença também aumenta o risco.

A pressão elevada torna a drenagem do humor aquoso mais lenta, ele é o líquido incolor responsável pelas funções são nutrir a córnea e o cristalino, regulando a pressão interna do olho. Quando ocorre a falha na drenagem, há compressão dos vasos sanguíneos que transportam sangue para a retina e o nervo óptico, causando o aumento da pressão intraocular.

Catarata

Pessoas com diabetes têm 60% mais chance de desenvolver a catarata, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença acontece quando a lente clara do olho, o cristalino, fica opaca, bloqueando a luz.

Comumente portadores de diabetes desenvolvem a catarata mais cedo, tendo também uma progressão mais rápida.

Retinopatia

Retinopatia diabética é um termo genérico que designa todas os problemas de retina causados pelo diabetes. Há dois tipos mais comuns: não-proliferativo e proliferativo.

O mais comum é o tipo não-proliferativo, quando os capilares (pequenos vasos sanguíneos) na parte de trás do olho incham e formam bolsas. Ocorre em três estágios – leve, moderado e grave – de acordo com a progressão de bloqueio dos vasos sanguíneos.

Depois de algum tempo, a retinopatia pode progredir para um tipo mais sério, o proliferativo. Ela ocorre quando os vasos sanguíneos ficam totalmente obstruídos e não levam mais oxigênio à retina. Complicações podem causar hemorragia vítrea e descolamento da retina.

Níveis de glicose e pressão arterial elevados, o tempo de convivência com o diabetes e a influência genética são fatores de risco para retinopatia.

A retinopatia não-proliferativa é muito comum, principalmente entre as pessoas com diabetes Tipo 1, mas pode afetar aqueles com Tipo 2 também. Conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de uma em cada quatro pessoas com diabetes tem o problema em algum momento da vida.

Já a retinopatia proliferativa é pouco comum – afeta cerca de uma em cada 20 pessoas com diabetes.

Importante saber: Nem sempre a retinopatia apresenta sintomas. A retina pode estar seriamente danificada antes que o paciente perceba uma alteração na visão. Por isso, é necessário realizar consultas periódicas com seu oftalmologista de confiança, mesmo que esteja se sentindo bem.

Edema Macular Diabético (EMD)

Cerca de metade das pessoas com retinopatia diabética desenvolve também EMD. A principal causa de seu desenvolvimento são alterações estruturais nos vasos da retina causadas pela hiperglicemia (altos níveis de açúcar no sangue). Em alguns casos, as paredes dos capilares podem perder o controle sobre a passagem de substâncias entre o sangue e a retina, o que causa extravasamento de sangue e plasma para dentro da mácula. Isso é o que chamamos de edema macular – a visão embaça e pode ser totalmente perdida.

É muito importante realizar o controle da taxa de glicemia, pois alguns problemas oculares não apresentam sinais e o portador de diabetes está mais propenso à cegueira, se não tratá-la corretamente.

Sendo portador do diabetes ou não, realize exames oftalmológicos regularmente. Doenças oculares diagnosticadas com antecedência podem ter bons prognósticos.

Você já fez sua visita de rotina ao médico oftalmologista esse ano?

Marque sua consulta do H Olhos Uberlândia
Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100