fbpx

Que dormir mal não faz nada bem já não é novidade para você. Correto? A privação de sono prejudica o funcionamento do organismo e pode causar sintomas como falta de concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, dores de cabeça, traz impactos negativos para a visão, entre outras consequências indesejáveis.

Como estamos na campanha do Julho Turquesa, um mês dedicado a conscientização sobre a Síndrome do Olho Seco, falar sobre má qualidade de sono é muito importante, visto que é uma das condições de risco para desenvolvimento da síndrome e também causa diversas alterações potencialmente perigosas para a saúde geral do indivíduo.

Dr. Christian Bertarini Marques escreveu um artigo bem completo sobre o Julho Turquesa, Mês da Conscientização do Olho Seco. Vale a pena a leitura, clique aqui para ir ao artigo.

O que é Olho Seco?

O Olho Seco, também conhecido como Síndrome do Olho Seco ou Doença do Olho Seco, ocorre quando há redução na quantidade e/ou alteração na qualidade e distribuição da lágrima na superfície ocular, resultando em sintomas de ressecamento ocular, sensação de areia nos olhos e visão embaçada.

É uma condição comum e as publicações apontam para prevalência de de 14 a 52 % da população mundial, a depender de aspectos genéticos, climáticos e até mesmo comportamentais dos indivíduos. No Brasil, estima-se que o Olho Seco atinja de 13% a 24% da população.

Dormir mal e a visão

A falta de uma lubrificação adequada devido a distúrbios do sono pode resultar em irritação, Olho Seco, micro lesões na córnea e diminuição das proteções naturais fornecidas pelas lágrimas, aumentando o risco de conjuntivite.

Estudos demonstram que indivíduos que dormem menos de cinco a seis horas por dia têm maior probabilidade de apresentar problemas visuais. Em pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono, um distúrbio em que a pessoa enfrenta dificuldade para respirar durante o sono, também há risco de desenvolver doenças vasculares. Alterações no fluxo sanguíneo podem afetar a irrigação do nervo óptico, resultando em falta de oxigenação e de sangue, o que pode levar a uma lesão vascular grave chamada neurite óptica isquêmica. Caso não seja tratada, essa condição pode causar perda permanente da visão.

Dormir mal pode acarretar mais consequências?

A má qualidade do sono também é um fator de risco para várias doenças, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade, que podem desencadear problemas oculares graves. É essencial que todos os pacientes com insônia, baixa qualidade do sono e Apneia Obstrutiva do Sono busquem ajuda médica para acompanhamento multidisciplinar e que inclua avaliação por um oftalmologista.

Seguir as recomendações médicas com um acompanhamento adequado ajudará a evitar tanto problemas de saúde em geral, quanto condições oculares graves.

Dormir bem e cuidar da saúde em todos os sentidos só traz benefícios para a sua qualidade de vida. Para cuidar muito bem da sua saúde ocular, você pode sempre contar com o H Olhos de Uberlândia.

Para agendar uma consulta no H Olhos Uberlândia, basta clicar nos links:

Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100