O Valeda é um equipamento médico não invasivo que utiliza fotobiomodulação para tratar pacientes com degeneração macular relacionada à idade na forma seca (DMRI Seca). Desenvolvido pela indústria LumiThera, é primeiro tratamento aprovado no mundo para esta doença ocular que antes não tinha opções de tratamento e se limitava à orientação de padrão de vida saudável e uso de suplementos com o objetivo de frear o avanço da condição ocular.
O estudo LIGHTSITE III
Avanços significativos no tratamento da DMRI seca foram observados em um estudo clínico de 24 meses, o LIGHTSITE III, que avaliou a fotobiomodulação (FBM) com o equipamento LumiThera Valeda. Os resultados mostram que 58.2% dos pacientes tratados alcançaram um ganho promissor maior que 5 letras na tabela de visão, 18.7% um ganho maior que 10 letras e 5,5% um ganho maior que 15 letras, além de uma redução na progressão da atrofia geográfica. O tratamento, não invasivo, demonstrou efeitos duradouros e melhora sustentada na acuidade visual.
Foram achados promissores e que demandam ainda mais pesquisas para confirmação e demais análises de outros aspectos do tratamento, mas que deixam toda a comunidade que se dedica a saúde dos olhos animada com os resultados obtidos.
Veja os resultados do estudo: Clique aqui (.PDF em inglês)
Valeda e o H Olhos
O H Olhos Uberlândia foi um dos primeiros centros oftalmológicos do Brasil a oferecer o tratamento da DMRI Seca com o Valeda e os resultados com os nossos pacientes são incríveis, principalmente em relação à melhora sustentada da acuidade visual e na redução da progressão da doença. O H Olhos continua a ser o único a oferecer este tratamento em Uberlândia e região.
Os benefícios do tratamento com Valeda incluem:
- melhorias na acuidade visual;
- aumento da sensibilidade ao contraste;
- redução do volume central de drusas.
Esses resultados são importantes para ajudar os pacientes com DMRI a manter sua visão e qualidade de vida.
O que é a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade?
A DMRI é uma condição grave, listada entre em principais causas de perda da visão em pessoas acima de 50 anos de idade.
As células fotossensíveis da mácula, região no centro da retina, sofrem alterações com o envelhecimento que podem causar perda progressiva da visão central. Por isso é tão importante manter a rotina de consultas oftalmológicas, para que qualquer problema seja identificado em seus estágios iniciais.
O indicado para todas as pessoas, independente da idade é que realizem consultas oftalmológicas ao menos uma vez ao ano. Quanto mais cedo a degeneração macular relacionada à idade for diagnosticada e tratada, maior será a chance de preservar a visão central.
Se você tem a DMRI ou conhece alguém que está acometido por esta condição, entre em contato conosco.
Marque sua consulta do H Olhos Uberlândia:
Pode ser via Whatsapp: 34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100