Os avanços na nossa especialidade médica, a oftalmologia, são constantes e trazem muitos benefícios para os pacientes e também soluções para tornar o nosso trabalho mais seguro e eficaz.
A Injeção intravítrea de antiangiogênico é uma inovação que nos permite realizar tratamentos na retina “direto ao ponto”, para que a medicação fique mais próxima ao seu alvo.
A aplicação intraocular tem vantagens em relação ao colírio ou medicamentos administrados oralmente por ser aplicada bem próxima da lesão na retina, isso melhora sua ação e diminui os possíveis efeitos colaterais.
Essa técnica revolucionou o tratamento oftalmológico e ajuda a salvar a visão de muitos pacientes em todo o mundo. Embora pareça dolorosa e complicada, essa injeção gera pouquíssimo desconforto, além de ser bastante segura.
Também conhecidos como anti-VEGF, os antiangiogênicos são bloqueadores do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF) e são medicações utilizadas via injeção intraocular para o tratamento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Oclusão Venosas e Retinopatia Diabética.
Além dos antiangiogênicos, mas ainda nos tratamentos da retina, os corticosteroides ou implantes de liberação lenta de corticoide, também são opções para tratamento de edema macular do diabético e oclusão venosa, além de casos de processos inflamatórios crônico e uveítes. Outra classe de medicações são os antibióticos, que são pouco utilizados em aplicações intravítreas, geralmente em casos de infecções intraoculares graves.
Geralmente o paciente dá entrada no hospital de olhos, entre 30 e 60 minutos de antecedência, para dilatar a pupila e aplicar o colírio anestésico que já é eficiente para a aplicação e realização de um procedimento indolor e rápido.
Em poucos dias, o paciente pode retornar às atividades do cotidiano que são mais leves. As atividades físicas mais intensas devem ser praticadas somente após uma semana a partir da data da cirurgia. A única contraindicação para realizar a injeção intravítrea é ter infecção ocular, que deve receber o tratamento antes da cirurgia.
Este procedimento somente deve ser indicado por um médico oftalmologista e realizado por um especialista em aplicação intraocular.
Conte sempre com o corpo clínico do H Olhos Uberlândia para avaliação do seu caso e também para realização de procedimentos complexos. Nossa estrutura está preparada para te receber.
Agende sua consulta
Telefone: 34 3257.9100
Whatsapp: 34 99109.0625