fbpx

O que é
VALEDA?

É o primeiro tratamento aprovado para DMRIDEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE NA FORMA SECA utilizando fotobiomodulação.

A linha terapêutica para a DMRI na forma seca se limitava à orientação de padrão de vida saudável e uso de suplementos com o objetivo de frear o avanço da condição ocular. Até recentemente não havia tratamento para esta forma da doença.

O Valeda é um dispositivo médico de ponta, não invasivo e que utiliza fotobiomodulação (com luz de baixa intensidade) para tratar pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI), na forma seca.

O H Olhos é o único centro oftalmológico a oferecer este tratamento inovador em Uberlândia e região, além de ser um dos primeiros do país.

Foto: William Enohi (gerente de produto Adapt), Dr. Magno Ferreira (H Olhos) e Samuel (consultor cirúrgico Adapt).

O que é a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade?

A DMRI é uma condição grave, listada entre em principais causas de perda da visão em pessoas acima de 50 anos de idade.
As células fotossensíveis da mácula, região no centro da retina, sofrem alterações com o envelhecimento que podem causar perda progressiva da visão central. Por isso é tão importante manter a rotina de consultas oftalmológicas, para que qualquer problema seja identificado em seus estágios iniciais.
O indicado para todas as pessoas, independente da idade é que realizem consultas oftalmológicas ao menos uma vez ao ano. Quanto mais cedo a degeneração macular relacionada à idade for diagnosticada e tratada, maior será a chance de preservar a visão central.

Por que o Valeda é inovador?

A terapia com luz de baixa intensidade do Valeda é projetada para estimular as mitocôndrias presentes nas células da retina, o que ajuda a reduzir os danos oxidativos e inflamações celulares, além de estimular a regeneração dos tecidos. O tratamento é não invasivo e pode ser feito sem a necessidade de anestesia ou sedação.

Valeda oferece comprimentos de onda de 590, 660 e 850 nm. Na literatura científica, esses comprimentos de onda abordam mecanismos celulares independentes que são importantes na DMRI.

Os comprimentos de onda de 660 nm e 850 nm foram selecionados com base em suas interações conhecidas com os fotoreceptores celulares presentes na citocromo c oxidase (CCO). Esses comprimentos de onda têm a capacidade de promover a transferência de elétrons e a ligação de oxigênio, respectivamente, no CCO. Como resultado, ocorre a restauração da função mitocondrial e o aumento da atividade metabólica, ou seja, a produção de energia é estimulada, além da inibição de eventos inflamatórios e morte celular.

O comprimento de onda de 590 nm tem a capacidade natural de inibir a expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), uma proteína sinalizadora que estimula a formação de vasos sanguíneos e contribui para o desenvolvimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Além disso, esse comprimento de onda aumenta a produção de óxido nítrico, uma proteína de sinalização que reduz a lesão celular causada pelo estresse oxidativo e aumenta a distribuição local de oxigênio.

Comprimento de onda 850 nm
Este comprimento de onda específico, ao promover a transferência de elétrons, estimula a atividade metabólica e inibe a inflamação e morte celular. Esses efeitos benéficos contribuem para a melhora da função celular e, consequentemente, para a saúde geral da retina.

Comprimento de onda 660 nm
Esse comprimento de onda específico atua estimulando a ligação do O2, aumentando a atividade metabólica e inibindo processos inflamatórios e morte celular. Os efeitos gerados são similares aos do comprimento de onda 850, tornando-o uma abordagem complementar no tratamento.

Valeda é um dispositivo pioneiro e exclusivo, desenvolvido especialmente para aplicações oftálmicas. O tratamento consiste em 9 sessões por olho durante três semanas, cada uma com menos de 5 minutos de duração.

Os benefícios do tratamento com Valeda incluem:

  •  melhorias na acuidade visual;
  •  aumento da sensibilidade ao contraste;
  •  redução do volume central de drusas.

Esses resultados são importantes para ajudar os pacientes com DMRI a manter sua visão e qualidade de vida.

O tratamento com Valeda já está operacional e disponível no H Olhos Uberlândia. Se você tem a DMRI ou conhece alguém que está acometido por esta condição, entre em contato conosco.

Marque uma consulta

Pode ser via Whatsapp:  34 99109-0625
Ou pelo Telefone: 34 3257-9100